O desmatamento das florestas atinge a cada dia uma dimensão que nao se tem estimativas mas acredita que pra cada 100.000 habitantes existe 1ha (hectare) desmatado por dia, cerca de um campo de futebol. O municipio de Dois Vizinhos, Paraná, atua com o programa de proteção ambiental para que tal problema seja de algum modo revertido, assim, como medida paliativa e de curto prazo há necessidade de se implementar no Município ações de concientização aos moradores.
O municipio tem em proporção territorial 23,66% da mata exigida pela lesgilação. Porém, desses somente 16,15% é de APP e 7,51% são correspondentes a Mata Ciliar, tendo assim um déficit de 3,85% da APP, para estar de acordo com as normas da legislação ambiental, que obriga ao proprietário 25% de suas terras para áreas de preservação sendo através de APP (área de preservação permanente) ou RL (reserva lagal). Com tudo, esse percentual está acima da média em relação a outras cidades, e pode se considerar um dado razoável, mas assim mesmo o desmantamento de áreas de preservação seja ela permanente ou de reservas ainda continuam sendo ocorrendo.
Devido ao desmatamento e demais problemas ambientais, está sendo analizada a situação atual dos recursos hídricos da cidade, onde o desequilíbrio ambiental pode afetar a qualidade da água local e afetar a oferta de água, tais áreas estão protegidas por lei com APPs de acordo com o Código Florestal lei 4.471-65, cobertas ou não por vegetação nativa com a função ambiental de preservar os recurso hídricos e também a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar da população.
A secretaria do meio ambiente de Dois Vizinhos, está com um projeto de preservação e restauração das matas ciliares. O municipio disponibilizou para os produtores rurais 100.000 mudas de mudas atravez de fomento e com o auxilio de profissionais tecnicos para que essas mudas tenham o destino certo. Com isso o municipio espera dentro de 2 anos para estar dentro da lesgilação ambiental.
Portanto, os recursos hídricos são um bem de todos e não somente através de projetos é que sua vitalidade se manterá mas também com a consciência de todos. Devemos preservar o meio ambiente, pois é dele que tiramos o nosso sustento, e deve ser usufruido de forma racional, no município estão sendo implantados programas e propostas, das quais é preciso estabelecer uma nova forma de pensar e agir, inclusive mudando hábitos, usos e costumes, onde se promova a proteção dos mananciais que ainda estão conservados e a recuperação daqueles que já estão prejudicados, mais isto apenas não basta, é preciso fazer muito mais para alcançar este objetivo, deve-se tratar a água como uma prioridade social e ambiental.
ACADÊMICA: ALAIS GONZATTI
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL - 6º PERÍODO
O municipio tem em proporção territorial 23,66% da mata exigida pela lesgilação. Porém, desses somente 16,15% é de APP e 7,51% são correspondentes a Mata Ciliar, tendo assim um déficit de 3,85% da APP, para estar de acordo com as normas da legislação ambiental, que obriga ao proprietário 25% de suas terras para áreas de preservação sendo através de APP (área de preservação permanente) ou RL (reserva lagal). Com tudo, esse percentual está acima da média em relação a outras cidades, e pode se considerar um dado razoável, mas assim mesmo o desmantamento de áreas de preservação seja ela permanente ou de reservas ainda continuam sendo ocorrendo.
Devido ao desmatamento e demais problemas ambientais, está sendo analizada a situação atual dos recursos hídricos da cidade, onde o desequilíbrio ambiental pode afetar a qualidade da água local e afetar a oferta de água, tais áreas estão protegidas por lei com APPs de acordo com o Código Florestal lei 4.471-65, cobertas ou não por vegetação nativa com a função ambiental de preservar os recurso hídricos e também a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar da população.
A secretaria do meio ambiente de Dois Vizinhos, está com um projeto de preservação e restauração das matas ciliares. O municipio disponibilizou para os produtores rurais 100.000 mudas de mudas atravez de fomento e com o auxilio de profissionais tecnicos para que essas mudas tenham o destino certo. Com isso o municipio espera dentro de 2 anos para estar dentro da lesgilação ambiental.
Portanto, os recursos hídricos são um bem de todos e não somente através de projetos é que sua vitalidade se manterá mas também com a consciência de todos. Devemos preservar o meio ambiente, pois é dele que tiramos o nosso sustento, e deve ser usufruido de forma racional, no município estão sendo implantados programas e propostas, das quais é preciso estabelecer uma nova forma de pensar e agir, inclusive mudando hábitos, usos e costumes, onde se promova a proteção dos mananciais que ainda estão conservados e a recuperação daqueles que já estão prejudicados, mais isto apenas não basta, é preciso fazer muito mais para alcançar este objetivo, deve-se tratar a água como uma prioridade social e ambiental.
ACADÊMICA: ALAIS GONZATTI
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL - 6º PERÍODO
Nenhum comentário:
Postar um comentário